![]() |
|
ENGLISH
PORTUGUESE LINGUISTICS & CULTURE |
| Autor: | Alexandre |
| E-mail: | não-disponível |
| Data: | 04/AGO/2004 1:02 AM |
| Assunto: | miranda mcdonalds debate august edition |
| Mensagem: | Oi Miranda, Vc escreveu Um comentário sobre concordar ou discordar das idéias dos outros: Conflito de idéias deveria ser sempre um dos pontos chaves de qualquer discussão. Racionalmente, cada um dos envolvidos na discussão deveria levar esse conflito ao seu próprio limite argumentativo, sem jamais perder o foco da discussão, que é chegar a uma idéia comum ou valorizar a mais coerente. eu respondo Exatamente o que vem as ser o foco de discusão? Eu conclui que vc usou o exemplo do mcdonalds para argumentar que o tipo de comportamento de servir refeições com o intuito que sejam de que sejam consumidas ligeiramente como faz o macdonalds de uma mesma forma padronizada) vai fazer com que as pessoas que la comem tenham o mesmo comportamento quando forem fazer outras coisas. Como na escolha de uma escola de idiomas. vc escreveu Ao discordar do meu comentário sobre escolas de inglês no Brasil e McDonalds, você acabou por exemplicar e confirmar o que eu havia escrito a respeito. Enquanto fui conceitual, você foi além, mostrando a mecânica de um fast-food. Você falou que o McDonalds "tem uma política de servir o maior número de lanches," que para o McDonalds "é melhor se o cliente terminar o mais rápido possível...que então haverá mais uma mesa/lugar para outro cliente," e que comer no McDonalds "sai mais barato do que comer num restaurante." Eu respondo Se vc tivesse colocado tudo o que eu escrevi a respeito de sua teoria sobre o macdonalds teria revelado o sentido do que eu quis dizer, EU escrevi que existem outras formas de fazer as coisas ( no caso de optar pelo mcdonalds tbm podes optar por outros lugares onde possas fazer uma refeição como restaurantes e padarias) . Com isso quis dizer que vc , pelo visto, acredita que nosso modo de agir estar a ser influenciado por esse comportamento ( faça rapido, padronizado)) nas + diversas atividades incluindo ai nossa relação com o aprendizado e ensinamento de idiomas. Eu não acredito que isso seja verdade. Não seria por causa da padronização do macdonalds que um pai de familia não sabera distinguir um curso para seu filho que dara resultados positivos, Se o pai de familia não dispõe de conhecimento de como descobrir tal curso então deveria se educar a respeito e se não dispõe do dinheiro para pagar o curso que ele enxerga como sendo o melhor a discusão é economica então. Eu acho que o pai de familia nesse caso deveria achar uma forma de ganhar + dinheiro e/ou cortar despesas. Vc Escreveu Ao comentar sobre 'McDonaldização da sociedade' (rádios, tv, bate-papo) tentei mostrar que o excesso de padronização nesses meios anula, na maior parte das vezes, a possibilidade de inovação, de criação, do aparecimento de uma alternativa ao padrão vigente. Estamos a viver no monopólio da padronização. Jamais passa pela minha cabeça em chegar ao McDonalds e ver um cardápio novo, como acontece nos restaurantes convencionais. Eu respondo Eu não acredito nisso. No caso de bate-papos cabe a pessoa que deseja discutir um certo assunto o tornar interesante ao ouvinte. Isso não é imposivel mesmo que o ouvinte segue o padrão novela , revista caras e domingão do faustão. Esta noite jantei numa pizzaria ( pagamos 15 reais por uma pizza grande entre 3 pessoas) incluindo as bebidas minha parte ficou em 7 reais que é basicamente o que se paga no macdonalds e a pizzaria estava cheia. SE vc esta discontente com a falta de originalidade do cardapio do mcds então encontre um lugar que seja de seu agrado. Acho que exageras nesse lance de mcdonalizacão pois Eu prefiro comer nessa pizzaria e muitos aqui tbm. Nos buffets livres pago 5 reais num restaurante que sempre esta lotado nas horas das refeições. As vezes nesses restaurantes sinto que ha uma falta de eficiencia entre os empregados, nada tão ruim como nos restaurantes por onde passei na europa + poderiam melhorar. Quem sabe um ex empregado do mcds, se decidir abrir um restaurante, possa levar a pratica que adquiriu no mcds para seu novo empredimento . Se uma pessoa dispõe de 2 horas para almoçar vc acredito que não sera capaz de ser tão eficiente em outras situações quanto a que dispõe apenas de 30 minutos para almoçar? Eu acho que não tem nada haver. Vc escreveu Sendo assim, não compreendi seu comentário, em resposta ao meu ('McDonaldização da sociedade')quando falas sobre o possível monopólio estrangeiro da mídia brasileira. Um comentário sobre monopólios: ainda é possível falar em "monopólio estrangeiro" no mundo atual, globalizado e de livre mercado? Você comentou que "a soberania de certos grupos brasileiros estará em perigo" caso o jornalismo internacional, "ao estilo anglo-saxão que não são de puxar o saco de autoridades", adentre o mercado brasileiro. Jornalismo internacional imparcial? Que tal "Fox News"? Sim, existem exceções como PBS, BBC e rádios públicas norte-americanas. Eu respondo Eu não disse que havia risco ou ha um monopolio estrangeiro nos meios de comunicação no brasil, escrevi Que temos menos opções a nossa disposição na midia graças as regras do ministerio das comunicações em relação a entrada de estações de radio e redes de televisão no brasil. Não ha segurança para os investidores estrangeiros pois precisam se associar aos brasileiros e não podem ter uma quota majoritaria no emprendimento. Ou seja a palavra final sobre os caminhos a tomar sempre fica com o socio nativo. A fox nos eua é de um australiano e eu acho bom assistir a fox e depois assistir a bbc, duas posições diferentes, melhor pra aguçar o senso critico do telespectador. Poderias assistir ou escutar uma entrevista do programa NOW na rede PBS http://www.mises.org/media/MediaSearch.asp?MediaContributorID=30&SubAction=Contributor&MediaContributorName=%20Llewellyn%20H.%20Rockwell%20Jr. É um exemplo otimo de como um pessoa que é contra subsidios governamentias ( inclusive pras emisoras publicas) debate num programa de uma emisora publica. Tente achar o mesmo na rede publica brasileira ( tv cultura). Aquela emisora sim é um bom exemplo de padronização noçiva so que não vem a ser uma lanchoneteque se auto-sustenta como a mcds e sim ema emisora que propaga uma ideia que nós todos temos que sustentar. Pena que não exista um fox em portugues para cobrir fazer criticas a tv cultura e mostar uma outra visão de como as coisas poderiam ser. Vc escreveu Sobre como vejo meu "outro mundo é possível", sou mais pragmático que idealista. Sou mais afeito a pequenas e graduais mudanças que promessas gigantescas e muitas vezes utópicas. No entanto, isso não anula meu desejo de vivermos num mundo mais justo e menos cruel. Eu pergunto O que vem a ser um mundo cruel para vc? Eu acredito que a reforma agraria no brasil é cruel pois reforça um sentimento de culpar um outro pq esse outro tem algo que vc não possui. Enfim , estimula o velho arranca-rabo de classes ou "class warfare". Como o 'tu tens propriedade, eu tenho menos dinheiro que tu, oras então vou tomar sua propriedade assim seremos menos desiguais". Pessimo isso ja que penaliza o succeso de um e reforça um vicio em outro. O que vc pensa sobre a reforma agraria no brasil?. Vc escreveu Você mostra um certo desconforto ao lidar com temas com intervenção do estado, direitos e deveres. Eu respondo Não acredito que sinto desconforto em relação a esses temas. Não gosto de intervenção do estado. Vc acha importante a convivençia de um aluno de idomas com o meio onde este idioma é praticado. Pois nós tinhamos esse ambiente no brasil. Getulio Vargas o matou quando proibiu o ensino de italiano e alemão nas escolas no brasil por causa da segunda guerra mundial quando fomos aliados dos eua. Haviam cidades interias onde os pais passavam o idioma de seus ancestrais a seu filhos + isso foi visto como uma ameaça ao brasil. Logo esse vinculo com o idioma foi se quebrando inclusive as pessoas que os ensinavam clandestinamente em igrejas e em residencias eram tidas como criminosas. Se o burocrata de plantão na epoca soubesse que a italia quis recrutar italo-brasileiros para serem soldados na guerra e os mesmos não aceitaram e por isso perderam os beneficios dado pelo estado italiano ao ensino da lingua italiana no brasil e seguiram fazendo por conta propria então saberia que tal ameaça não existia. + tipicamente um ego aliado a burrice fez com que um brasileiro hoje tenha que ir a alemanha ou a italia pra estar inserido nesses dois idiomas. Grande tacada do "burrocrata" da epoca , no fim ele produziu + divisas tanto pra italia quanto para alemanha. Em relação a diretos e deveres acho que o estado atrapalha o desenvolvimento dos dois. Se o estado brasileiro no fim proibir a venda e compra de armamentos por exemplo não vai fazer com que mentes perversas os deixem de comprar sera sim + dificil para homens de bem os obter. Obviamente no lado relacionado a economia as primeiras e tristes gragalhadas ja podem ser vistas ( veja http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u97400.shtml Isso é o que ancontece quando decisões são tomadas baseadas em sentimentalismo em vez de razão. Agora nós contribuintes estamos comprando armas de fabricantes caseiros . Armas que os mesmos fabricantes fizeram so pra vender ao governo mesmas que não existiriam so o governo não se oferece-se a comprar. Ora se é possivel fazer um arma rudimentar + que mata vc acha que por causa de uma lei havera uma redução de demanda por elas? Ficaram apenas + rudimentais e por tabela + inseguras e de dificil acesso pro cidadão de bem, entretanto bandido não se importa em as encontrar no importa o lugar. Direitos : eu considero meu direito poder ter um arma . Deveres: considero meu dever aprender como manusear a arma e usa-las contra pessoas apenas pra me defender, se assim não for e eu vier a matar ou machucar alguem então eu deveria perder minha liberdade no minimo e até perder minha vida. No fim foi bom vc juntar as palavras estado,diretos e deveres uma ao lado da outra. Pois as politicas que o estado quer impor ao cidadão brasileiro são paternalistas ao meu ver. No caso da reforma agraria somos estimulados a invejar o succeso de nosso semelhante inves de aprender pq ele obteve tal succeso. No caso do desarmanto obrigatorio que o estado quer implementar no futuro somos tratados como crianças, incapazes de possuir um arma logo desistimulados a aprender como usa-las caso desejarmos uma e tbm desistimulados a aprender sobre como melhor preservar nossa integridade fisica. Enfim tratados como crianças , coitadinhos, para continuarmos a pensar que somos dependentes de um força maior. O Omnipotente estado. Alexandre P.S Essa recomendação "Pilgrim at Tinker Creek" (Annie Dillard) Vem a ser a annie dillard que inspirou muitas canções de laurie anderson? Se for talvez isso te interesse. www.ubu.com |
English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
miranda mcdonalds debate august edition Alexandre 04/AGO/2004, 1:02 AM
Re: miranda mcdonalds debate august edition Miranda 04/AGO/2004, 8:33 AM

Re: miranda mcdonalds debate august edition Alexandre 05/AGO/2004, 6:49 AM

Re: miranda mcdonalds debate august edition Miranda 05/AGO/2004, 8:52 AM

Re: miranda mcdonalds debate august edition Miranda 06/AGO/2004, 8:05 AM

Re: miranda mcdonalds debate august edition Alexandre 06/AGO/2004, 1:53 AM

Re: miranda mcdonalds debate august edition sam
09/AGO/2004, 10:07 PM

Re: reforma agraria Johannes 10/AGO/2004, 9:32 AM

Re: reforma agraria samuel
12/AGO/2004, 12:06 PM