![]() |
|
ENGLISH
PORTUGUESE LINGUISTICS & CULTURE |
| Autor: | Teacher |
| E-mail: | não-disponível |
| Data: | 18/AGO/2004 3:59 PM |
| Assunto: | Franquias e qualidade |
| Mensagem: |
Bem pessoal, gostaria neste espaço de expressar meus pensamentos sobre o ensino de idiomas. Sou professor há 7 anos, e aqui não revelarei meu nome por ainda trabalhar numa franquia. Os foristas têm uma certa implicação com o método (ou ausência de método) da Wizard. Fica até a impressão que escolas independentes e as outras franquias são necessariamente mais sérias e qualificadas no setor de ensino de idiomas. Já trabalhei na Wizard, Skill, CNA e algumas outras menos conhecidas e conheço e convivo com pessoas q já tiveram as mais variadas experiências. Gostaria agora de compartilhar algumas impressões: 1) Não conheci nenhum dos "donos" de nenhuma das grandes franquias, apenas os franqueados. Comparativamente são todos empresários que visam em última instância o lucro. Alguns são mais egoístas, mais inescrupulosos que outros, varia. Algumas escolas pagam transporte, melhor ou pior e registram, independentemente da franquia. Professores vivem em rodízio de no máximo 1 ano em alguns lugares e, em outros, ficam 10 anos registrados numa unidade. 2) O nível dos professores é, em geral, muito baixo. O nível de conhecimento é menos importante que quesitos como simpatia, beleza e "alegria". É claro que estas últimas são características que também se espera num professor. Mas não são as únicas necessárias, tem que saber falar inglês! 3) As escolas independentes que conheci e/ou trabalhei são tão ou mais despreparadas que as franquias. A maioria sequer tem método, usam livros como guias e termos como "acquisition" pra dar a impressão de que sabem o q estão fazendo. 4) O professor particular é um tiro no escuro, pode ser ótimo e bem preparado, com formação específica, ou apenas mais um aproveitador que não tem condição financeira de abrir uma escola. Vide vários alunos que tenho e tive que gastaram tempo e dinheiro e nada aprenderam. 5) Há muitas pessoas sérias, franqueados, professores e coordenadores em Wizards, CCAAs e Skills por aí, assim como em escolas independentes. O que não posso dizer é que haja "donos" de sistemas de franquias honestos, já que, como disse antes, nunca convivi com nenhum. |
English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Franquias e qualidade Teacher 18/AGO/2004, 3:59 PM
Re: Franquias e qualidade carina 18/AGO/2004, 5:39 PM
Re: Franquias e qualidade Ron 18/AGO/2004, 9:13 PM

Re: Franquias e qualidade Renato 19/AGO/2004, 7:44 AM

Re: Franquias e qualidade zé bigorna 19/AGO/2004, 10:40 AM